Os Três Maiores Sentimentos

sentimentos

Qual é o maior sentimento, qual é o mais forte, qual nos impacta mais?

A grande maioria das pessoas vai errar, isto porque naturalmente temos a grande mania e defeito de nos apegarmos sempre às coisas ruins que nos acontece, desprezando as boas. Como exemplo, podemos passar um dia maravilhoso tanto na praia ou mesmo nos parques, o passeio pode ser maravilhoso, com alegrias, brincadeiras, muito carinho e amor. Mas se algo der errado, como um esbarrão no carro, ou mesmo prender o dedo na porta do carro, o lugar e o passeio se torna péssimos, não importa se tiveram 8 horas maravilhosas, pois aqueles 30 segundos ou 10 minutos de tensão estraga todo o resto. Acabamos esquecendo toda a alegria e felicidade vivida e concentramos toda nossa energia naquilo que no machucou ou ofendeu… Por isto que a resposta mais natural seria amor, ódio e vingança.

O primeiro da lista é e sempre será o Amor por ser o sentimento especial e sublime.

O verdadeiro amor é bom; não é invejoso; não trata com leviandade, não se engrandece, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não busca a injustiça, mas busca a verdade; o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O ódio ou a vingança também se destacam à primeira vista por ser o mais impactante na vida das pessoas, pois temos o terrível defeito de nos importarmos mais com as coisas que nos agride do que com as que nos alegram. E é neste ponto em que acabamos por impactar negativamente nossa vida, pois somos fruto do que nos alimentamos e quanto mais sentimentos negativos nós alimentarmos, nos envolver com negativismo e nos mover em sentimentos ruins pior será a nossa vida e a nossa convivência do dia a dia.

Contudo acabamos nos esquecendo da saudade, e do arrependimento. Só tem saudade quem tem do que se recordar. Costumo dizer e afirmar que nos devemos aproveitar ao máximo e curtir ao máximo as coisas boas que vivemos. Nunca podemos nos esquecer de quando ganhamos flores, um abraço bem apertado, um beijo apaixonado, uma companhia nas horas difíceis, passear de mãos dadas, uma viagem maravilhosa, a vida de um amor verdadeiro, as pessoas que nos estenderam as mãos nos momentos mais difíceis de nossas vidas… Por isto a saudade é o mais forte, pois nos faz lembrar e ter vontade de reviver tudo que nos fez e nos faz bem.

E por ultimo o arrependimento, pois este é o que nos move e o que mais nos impacta. Ele maltrata nosso coração com a constante pergunta: “por quê?”. O “por quê” pode nos maltratar a vida toda, tanto faz por ter feito ou falado algo ou por ter deixado de falar ou de fazer. E nem sempre será possível voltar atrás e pegar o mesmo caminho.

O cuidado que temos que ter é não confundir o arrependimento com remorso, pois o remorso só nos faz sofrer, só nos destrói e nos magoa, pois é um ato sem atitude. Mas quandonos arrependemos tomamos atitudes, e com isso podemos na maioria das vezes inverter ou amenizar o quadro deixado, é o momento em que demonstramos nossa humildade e nossa fragilidade, de que podemos ser pessoas melhores e seguir caminhando.

Mas por isto que Deus é bom e nos diz em Isaias 55: 8 a 13 diz:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.”

Desta forma, nunca venha a nutrir maus sentimentos, ao invés disto, plante e distribua os bons e os quês nos fazem bem e lembrem-se, se a atitude tomada te faz bem é porque é de Deus, mas se te fazem sentir mal, não provem de Deus.

O maior sentimento é o AMOR, o mais forte a SAUDADE, e o que mais impacta é o ARREPENDIMENTO.

autor: Gleidson Rocha

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s